terça-feira, 6 de julho de 2010

O que é modelagem?

Diante de uma realidade complexa, global, podemos reduzir esse grau de complexidade isolando algumas variáveis. Temos, assim, uma re-presentação da realidade sobre a qual refletimos e procuramos construir estratégias de ação. De posse dos resultados obtidos nessa representação, voltamos ao global.
Esse processo de passagem do global para o local e do local para o global, a partir de representações, é normalmente chamado modelagem.
Acompanhe esta explicação apresentada por Ubiratan D’Ambrósio:
“O esforço de explicar, de entender esse sistema e escolhendo alguns parâmetros nos quais concentremos se faz isolando esse sistema e escolhendo alguns parâmetros nos quais concentraremos nossa análise.
Co isso, o sistema, com toda a complexidade que ele oferece, fica aproximado por um sistema artificial, no qual se destacam somente alguns parâmetros (algumas qualidades) e se ignoram suas interações com o todo. Dessa maneira considera-se um modelo e passa a analisar e refletir sobre o modelo. Este é o processo de modelagem, na sua essência, uma forma de abstração. São exemplos históricos de modelagem em Matemática a Geometria Euclidiana, a Mecânica Newtoniana, a Ótica Geométrica.
A modelagem, visando aplicações, que é o mais comum, faz sempre apelo à realidade na qual está inserido o sistema que deu origem ao modelo com o qual trabalhamos, sempre procurando verificar a adequação dos parâmetros selecionados e as implicações dessa seleção no inter-relacionamento desse sistema co a realidade como um todo, isto é, procurando recuperar o sentido holístico que permeia o matema. Não é possível explicar, conhecer, entender, manejar, lidar co a realidade fora do contexto holístico. Tem-se não mais que visões parciais e incompletas da realidade.
A modelagem é eficiente a partir do momento em que nos conscientizamos de que estamos sempre trabalhando com aproximação da situação real, que, na verdade, estamos elaborando sobre representações. Assim, a modelagem pode ser uma metodologia de ensino muito útil e se enquadra no Programa Etnomatemática , que inclui a crítica, também de natureza histórica, sobre representações, que deve sempre estar subjacente ao processo de modelagem.”

DANTE, Luiz Roberto. Tudo é Matemática. São Paulo: Ática, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário