terça-feira, 6 de julho de 2010

História da Matemática

Os alunos precisam entender a Matemática como uma criação humana construída por diferentes culturas, em diversos momentos históricos, para, assim, estabelecer comparações entre os conceitos e processos matemáticos do passado e do presente.
O alto nível de abstração matemática de algumas culturas antigas leva o aluno a compreender que o avanço tecnológico de hoje não seria possível sem a herança cultural de gerações passadas. Dessa forma é possível entender as razões que levam alguns povos a respeitar e a conviver com práticas antigas de calcular – como o uso do ábaco – ao lado de computadores de última geração.
O recurso à história da Matemática pode esclarecer idéias matemáticas que estão sendo construídas pelo aluno, especialmente para dar algumas respostas e, então, contribuir para a constituição de um olhar mais crítico sobre os objetos de conhecimento. Para tanto, deve ser encarada como um recurso didático com inúmeras possibilidades para desenvolver diversos conceitos, sem reduzi-la a fatos, datas e nomes a serem memorizados.

Matemática: Fazendo a diferença. Bonjorno &Airton São Paulo, FTD, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário