domingo, 11 de julho de 2010

AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA

A mudança no ensino da Matemática deve vir acompanhado por uma mudança de ênfase na maneira de avaliar o aluno.Nessa perspectiva,a avaliação torna-se um instrumento fundamental para fornecer informações sobre como está se realizando o processo ensino-aprendizagem como um todo-tanto para o professor e a equipe escolar conhecerem e analisarem os resultados de seu trabalho como para o aluno verificar seu desempenho-e não simplismente focalizar o aluno, seu desempenho cognitivo e o acúmulo de conteúdos, para classificá-los em "aprovado" ou "reprovado".
Além disso, ela deve ser essencialmente formativa,na medida em que cabe à avaliação subsidiar o trabalho pedagógico, redirecionando o processo ensino-aprendizagem para sanar dificuldades,aperfeiçoando-o constantemente. A avaliação vista como um diagnóstico,contínuo e dinâmico torna-se um instrumento fundamental para repensar e reformular os métodos, os procedimentos e as estratégias de ensino, para que realmente o aluno aprenda.
De acordo com os PCNs "avaliar a aprendizagem, portanto, implica avaliar o ensino oferecido-se, por exemplo, não há a aprendizagem esperada significa que o ensino não cumpriu a sua finalidade: a de fazer aprender."
Dessa forma, avaliação matemática, é avaliar o poder matemático do aluno,ou seja, sua capacidade de usar a informação para raciocinar, pensar criativamente e para formular problemas, resolvê-los e refletir criticamente sobre eles.

Referência:
Parametros Curriculares Nacionais, MEC,1998.
Orientações curriculares,SEMEC;
Andrine,Álvaro. Praticando Matemática. Ed. Brasil,2007.

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