quinta-feira, 15 de julho de 2010

PLANO DE AULA

COLÉGIO Profª Nilde Maria Monteiro Xavier
DISCIPLINA: Matemática
PROFESSORA: Elenice Maria de Oliveira
SÉRIE: 1ª Série - Nível Médio
DURAÇÃO: 2 h/aula

PLANO DE AULA 2

 Medidas e unidades utilizadas na no dia-a-dia.


I. OBJETIVOS
• Identificar unidades e instrumentos de medidas mais adequados a cada um dos objetos a serem medidos na sala de aula;


II. CONTEÚDOS
1. Figuras planas;
2. Medidas e cálculos de áreas.


III. METODOLOGIA
• Atividade em grupo


IV. PROCEDIMENTOS
1. Levantar os conhecimentos prévios;
2. Apresentar três instrumentos de medidas de comprimento;
3. Formar grupos de +/- 5 componentes a partir dos instrumentos sorteados (obs: os grupos serão formados pelos alunos que ficarem com o mesmo instrumento de medida);
4. Listar no quadro as tarefas a serem executadas e pedir a cada grupo que identifique a sua mediante o instrumento a ser utilizado;
5. Identificadas as tarefas, proceder à execução das mesmas, anotando a seqüência de passos necessários em cada uma delas. Vale salientar que ao final das medições, as respectivas áreas deverão ser calculadas.
a. Medir a base e a altura de:
• Piso da sala de aula;
• Quadra ou pátio;
• Tampo da mesa do professor;
• Porta da sala de aula;
• Tangran;
• Quadro branco;
• Borracha (espessura);
• Livro (espessura);

b. Desenhar a figura geométrica correspondente à área do objeto medido, colocando as medidas coletadas da seguinte forma:


OBJETO FIGURA BASE ALTURA ÁREA
Piso da sala de aula Retângulo
Quadra Retângulo
Porta da sala Retângulo
Tangran Diversas
Quadro Retângulo
Borracha Retângulo
Livro Retângulo

c. Traçar a diagonal e calcular as áreas dos triângulos, assim como da figura geométrica original;
d. Comparar os resultados.



6. Elaborar relatório das atividades executadas, conforme modelo abaixo:

Modelo do relatório:
Escola
Data
Disciplina
Professor
Aluno


Tarefa: medir o comprimento
Objetivo: calcular a área
Material:
Procedimento:
Conclusão:
Obs: não se esquecer de colocar as unidades das medidas.


V. RECURSOS
a. Borracha;
b. Régua graduada;
c. Trena;
d. Fita métrica;
e. Sala de aula;

VI. AVALIAÇÃO
• Participação dos alunos na análise dos resultados obtidos nos experimentos feitos pelos grupos.


VII. REFERÊNCIAS

Dante, Tudo é Matemática. Ed. Ática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário