segunda-feira, 19 de julho de 2010

A Avaliação no ensino da Matemática no momento atual

As mudanças na definição de objetivos para o ensino fundamental, na maneira de conceber a aprendizagem, na interpretação e na abordagem dos conteúdos matemáticos implicam repensar as finalidades da avaliação, sobre o que e como se avalia, num trabalho que inclui uma variedade de situações de aprendizagem, como a resolução de problemas, o uso de recursos tecnológicos, entre outros.
Na perspectiva atual de um currículo de Matemática para o ensino fundamental, novas funções são indicadas para a avaliação, nas quais se destacam uma dimensão social e uma dimensão pedagógica.
Na dimensão social, atribui-se a função de fornecer aos estudantes informações sobre o desenvolvimento das capacidades e competições que são exigidas socialmente, bem como auxiliar os professores a identificar quais objetivos forma atingidos, visando reconhecer a capacidade matemática dos alunos, a fim de que possam inserir-se no mercado de trabalho e participar da vida sociocultural.
Já na dimensão pedagógica, cabe à avaliação fornecer aos professores as informações sobre como está ocorrendo a aprendizagem, isto é, os conhecimentos adquiridos, os raciocínios desenvolvidos, as crenças, os hábitos e valores incorporados e o domínio da certas estratégias.
As formas de avaliação devem contemplar também as explicações, justificativas e argumentações orais, já que elas revelam aspectos do raciocínio que muitas vezes não ficam evidentes nas avaliações escritas.
Na aprendizagem escolar o erro é inevitável e, na maioria das vezes, pode ser interpretado como um caminho para se buscar o acerto. Quando o aluno ainda não sabe como acertar, faz tentativas à sua maneira, construindo uma lógica própria para encontra a solução.
O professor deve estar sempre atento aos objetivos que se quer avançar co todas as atividades propostas aos alunos. Avaliar, antes de mais nada, é reorientar a prática docente sempre que necessário, é oferecer ao professor subsídios concretos de como prosseguir com sua ação educativa.

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